segunda-feira, 9 de julho de 2012

SIMPLESMENTE GOSTE


A ultima coisa que escrevi esse domingo em meu Twitter foi a seguinte frase(confesso que não lembro exatamente que é o autor, mas é uma frase interessante). “A gente nunca escolhe gostar de alguém. Simplesmente gosta”. Tenho observado alguns fatos acontecendo ultimamente, especialmente em minha vida, que me pegam desprevenidos, em um dos momentos mais instáveis que já passei nos últimos 10 anos, mas que fez eu rever aquilo que quero, aquilo que gosto, aquilo que tenho traçado como objetivo, e até mesmo a maneira de olhar para algumas pessoas.

O inicio de um relacionamento é algo que mexe bastante conosco, especialmente quando uma das partes envolvidas, ou ambas, possui um histórico de envolvimentos bem ou mau sucedidos. Quando começamos a nos interessar por alguém na maioria das vezes passamos por um período em que ficamos meio bobos, admirando a pessoa, tentando arrumar um jeito de nos aproximar, tentando descobrir um pouco mais sobre a pessoa e ver se temos a condições de fazer algo que a (o) faça sorrir.

Esse momento em que fazemos um estudo da pessoa geralmente é acompanhado por um desejo ardente de estar por perto, abraçar, beijar, ficar de mãos dadas, fazer carinho, ficar olhando nos olhos e tentar arrumar um jeito de saber se isso tudo é recíproco e se vale a pena continuar esse processo de conquista. 

O que não podemos esquecer em um relacionamento é que o fato de termos passado por momentos bons ou ruins com algumas pessoas não nos dá todas as informações de  que precisamos para viver uma nova história com alguém. É inegável o fato de que em cada relacionamento nós amadurecemos, passamos a eliminar certas futilidades e a potencializar algumas coisas que foram boas e importantes, mas isso não quer dizer em hipótese alguma que o nosso passado nos fornece plenos conhecimentos para viver uma nova história perfeita.

Eu acredito que sim, devemos levar em consideração tudo por que já passamos ao lado de outrem, mas nunca deixar, especialmente o sofrimento que enfrentamos, nos  blindar contra a possibilidade de viver um novo amor, até porque, não foi essa nova pessoa que te fez chorar, não foi essa pessoa que está tentando te conquistar e te agradar que fez você ficar algumas horas ou dias escutando os programas Love Songs morrendo de dor no coração. Pelo contrário, essa pessoa que está tentando te conhecer, tá esperando uma chance pra tentar te fazer viver uma história diferente, mais interessante e com muito mais entrega e carinho.

Aí aprece alguém para dizer: “É muito fácil falar em se entregar novamente quando você não passou o que eu passei nas mãos daquele energúmeno, que me maltratava, me humilhava e me fazia sofrer... E se eu me entrego e passo por tudo isso novamente?” Não há como tirar a razão de uma pessoa resistente que passou por uma situação extrema, ou que tenha se envolvido só com pessoas que a fizeram sofrer. E hoje em dia, a quantidade de pessoas que têm se comportado como perfeitos idiotas e que não estão dando a mínima para relacionamentos de fato é grande, mas já falamos nesse texto aqui, não existe ciência exata nem alguma fórmula mágica. Ter sofrido não é sinônimo de novo sofrimento, assim como ter sido feliz também não é garantia nenhuma de felicidade plena.

O que podemos fazer para tentar ser mais assertivo é manter a calma, não nos precipitarmos, não ficar totalmente fechados e ao mesmo não nos entregarmos demais. Bons diálogos fazem toda a diferença, procurar conhecer melhor a pessoa, seus princípios, valores, objetivos de vida, aspirações e deixar rolar, de leve, com paciência, sem precipitações e nem falsas expectativas. Construa suas expectativas naquilo que você for vendo na pessoa, naquilo que você considerar que realmente é a pessoa. Isso não é garantia nenhuma de sucesso no relacionamento, mas se você conseguir ter um saldo positivo tenho certeza que vai ter valido a pena. E Lembre-se, o homem inesquecível é aquele que não deixa o próximo existir, portanto, se permita, tente viver, tente amar e nunca desista de ser feliz, toda panela tem sua tampa, mesmo que você se ache uma frigideira, você vai encontrar quem te completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário