sexta-feira, 13 de julho de 2012

DÊ TEMPO AO TEMPO



O lado bom de assumir o próprio romantismo é que por inúmeras vezes somos convidados a conversar com nossos amigos sobre assuntos do coração. Quando nossos amigos dividem conosco assuntos que não se sentem a vontade de conversar nem com os pais, isso nos enche de satisfação, pelo simples motivo de que isso é um sinal muito evidente de confiança e amizade plena, o que pra mim é a base de qualquer relacionamento.

Ontem estava conversando com uma amiga sobre o tempo, assunto potencialmente problemático para uma pessoa com traços fortes de ansiedade (como eu). Trata-se de um assunto muito delicado, e só conseguimos lidar da maneira certa com o tempo quando temos paciência e quando o amor que sentimos por uma pessoa nos faz passar por cima do próprio ego. E também quando nos mostramos dispostos a rever inclusive os nossos próprios planos.

Quando conhecemos alguém, e passamos a nos interessar por essa pessoa, entramos em um processo de “pesquisa”, manifestando tal interesse seja explicita ou moderadamente começamos a conversar um pouco mais com essa pessoa no intuito de conhecê-la. Conhecimento esse que vai nos mostrar se vale a pena continuar nas investidas para conquistá-la ou não. Esse é um momento muito importante, porque se os valores, princípios, atitudes e objetivos da pessoa não te agradam, ou não te complementam, a chance de perder o encanto é alta, e de fato acontecerá, seja por uma decisão imediatamente sensata, ou após algumas tentativas que (na maioria das vezes) acabam com frustrações (sobre isso falamos bastante no texto SEJA VOCÊ, POR VOCÊ... PRO SEU BEM).

Quando passamos a fase das apresentações e investigações entramos em um momento de fundamental importância, breve mas importante. Esse é o momento em que vamos entender se quem te interessa está no mesmo “Time” que você. Essa analise é muito menos importante quando o interesse é recíproco, se a pessoa por quem você está interessado(a) é recíproca no desejo, isso quer dizer que a chance de vocês iniciarem uma história em pouco tempo é bem grande. Mas isso nem sempre acontece, e com isso você vê que vai precisar despertar esse interesse na pessoa para que ela possa te corresponder. E é desse “Time” que eu to falando.

Não é uma hipótese descartada que você possa conhecer e se interessar por alguém que tenha acabado de viver uma historia com outra pessoa, e isso faz com que, em um primeiro momento ela queira um tempo para si, pra limpar seu coração, para colocar a cabeça no lugar e para decidir quanto tempo vai levar para abrir seu coração novamente.

Às vezes a pessoa até quer tentar novamente, mas não inicia essa tentativa imediatamente porque precisa cuidar de si própria, e não porque não quer nada contigo. Por mais que a pessoa conte, nós nunca conseguimos saber o que de fato aconteceu em seu último relacionamento, o que foi bom, o que foi ruim, o que aprendeu e o que precisa esquecer. Por isso quando estamos realmente dispostos a investir na conquista de alguém, precisamos ponderar se estamos dispostos a esperar esse tempo, e se a pessoa que te interessa perceber que você tem feito isso por carinho, consideração e porque realmente quer conquistar, você vai ganhar muitos pontos. Só toma cuidado pra não atropelar nada e perder a chance pra si próprio. Um ditado antigo nos fala que “ O nosso maior trunfo, pode ser o motivo da nossa ruína”, com isso quero dizer que sua aproximação, se mal feita, pode fazer a pessoa perder o encanto e o interesse por você.

Não a sufoque, não tire seu espaços, deixe-a respirar, deixe-a viver e fazer suas coisas com paciência, deixe que ela comece a corresponder suas investidas quando se sentir a vontade pra isso, mas não invada um espaço que ela ainda não quer te disponibilizar.

Da mesma forma não podemos desconsiderar o fato de que, você sabe de si ao ponto de entender se está disposto a esperar o tempo que a pessoa precisa ou não, hoje você está interessado, quer começar uma história, quer tentar, mas não sabe se amanha ou depois você ainda vai ter tal interesse nesse mesmo nível. Até porque o tempo, que pode unir, também pode distanciar, e como falei no ultimo texto, você não pode nunca se anular, ou deixar de se preocupar consigo mesmo e colocar um sentimento ou uma expectativa acima do zelo pela sua própria vida. Se na tentativa de conquistar alguém você se perder e deixar de cuidar de si mesmo, suas chances diminuem em muito, isso não é uma verdade absoluta, longe disso, mas temos visto dia após dia que o amor só traz longevidade para um relacionamento quando, vivendo uma vida em comum, nenhum dos dois abandona sua própria vida.

2 comentários:

  1. É de fato, que ter paciência é uma virtude nesse caso! Mas quando há uma certeza que o relacionamento vai aprofundar e quando amamos a pessoa, é fatal que tudo que fazemos é com carinho e cuidado, passando muitas vezes até por cima do que queremos, na ânsia de estar com a pessoa sempre. Lindo texto Rapha, amei! Perfeito pra mim!rsrs

    ResponderExcluir
  2. De fato Kaká, a ansiedade de fazer a pessoa feliz pode nos atrapalhar, mas carinho e cuidado é tudo, como vc disse... o negócio é ter paciência se realmente queremos esperar. Beijão Kaká...

    ResponderExcluir