segunda-feira, 23 de julho de 2012

ANSIEDADE - O maior inimigo do seu coração!


Eu já tinha comentado no primeiro post aqui do blog que eu o usaria pra falar a respeito do romantismo em si, mas também sobre coisas que  acontecem na minha vida.

A ansiedade pra mim é um tema muito complicado, discorrer sobre esse tema pra mim é  praticamente como uma terapia de grupo onde a gente compartilha sobre os problemas que o objeto de estudo tem causado em nós, e festejando quando não o deixamos dominar ou interferir ativamente no nosso dia a dia.

A ansiedade é algo que atrapalha a vida das pessoas em muitos aspectos, e por mais que algumas revistas especializadas em vida profissional e carreira abordem a ansiedade como um “defeito bom” (porque a ansiedade faz com que seu senso de urgência seja ainda mais evidenciado, não deixando você se acomodar com os problemas, querendo resolvê-los logo), é um risco muito grande você se deixar ser ansioso só pra parecer mais preparado profissionalmente. Você pode até ter certo sucesso no seu emprego se colocar a ansiedade pra trabalhar a seu favor, mas não é só desse aspecto da sua vida que você precisa cuidar, aliás, se você não estiver bem consigo mesmo (especialmente com seu coração) dificilmente vai estar com a cabeça fria pra colocar todo restante em ordem. Por mais profissional que uma pessoa seja, ninguém é de ferro, ou se mantém inabalável pra sempre. O equilíbrio sempre é a melhor das alternativas, mas sobre isso falamos mais em outro lugar, aqui vamos falar do assunto principal do blog.

Eu sou ansioso, e uma prova bem objetiva disso é que, dei meu primeiro beijo com 9 anos, comecei a trabalhar com 11, com 14 sai de casa e perdi minha virgindade, com 20 casei, com 25 me divorciei, uma semana depois do divorcio estava namorando novamente, namoro esse que durou mais de 2 anos, e agora fazem 6 meses que estou solteiro. Tomei muitas atitudes precipitadas, atropelei algumas etapas, errei bastante, mas também acertei, e de tudo que passei tirei lições importantes que trago comigo até hoje.

A ansiedade me fez sofrer muito, mas também me proporcionou momentos ótimos, que talvez eu nunca tivesse vivido, e foi uma das coisas que contribuiu para eu ser quem eu sou, e passar pelo momento que estou passando agora.

Todo homem passa por uma etapa na sua vida em que se cobra um pouco mais que o normal, especialmente quando acha que tá ficando velho e que não tem mais tempo pra errar e bla bla bla... É exatamente como estou agora, por um lado é ótimo porque tem me feito amadurecer bastante, mas por outro lado tem me trazido alguns entraves meio sérios porque, não foi uma nem duas vezes que, me interessando por alguém, querendo que as coisas “aconteçam” logo,  atropelei algumas etapas.

É exatamente nisso que consistem os efeitos negativos da ansiedade em nossa vida, porque pra amar não há necessidade alguma de pressa, aliás, para começar a amar a gente precisa conhecer a pessoa, sem pressa, sem afobação, sem premeditações, simplesmente deixando que as coisas aconteçam e tomem seu rumo naturalmente.

Se você é ansioso, pode apostar que eu entendo quando você pensa: “mas ela é uma pessoa muito especial, e se eu não fizer alguma coisa posso perdê-la, não vou deixar isso acontecer”. É nobre, romântico e lindo pensar assim, mas errado! Por estar se permitindo conhecer, conversando com a pessoa e de certa forma dando dicas que o interesse existe já é um primeiro passo bem dado. A conquista é algo prazeroso, que quando bem conduzido faz nascer um amor forte e intenso, mas é só o primeiro passo! Os próximos passos só podem ser dados quando você perceber reciprocidade, e acredite, essa é a melhor maneira de você evitar seu próprio sofrimento.

Porque pode até ser que a pessoa tenha um carinho todo especial por você, te ache incrível, mas pode ser que ela só se interesse em ter um relacionamento contigo depois de certo tempo, e esse tempo pode não ser necessariamente igual ao seu . Com atitudes precipitadas e passos dados precipitadamente você só fica mais perto de fazer a pessoa perder o interesse por você. Saber respeitar o tempo e o espaço de outrem é algo raro e que conta muito em um relacionamento, especialmente se você quer que ele dure.

Não podemos esquecer também que muitas vezes, menos é mais. Você não precisa demonstrar romantismo nas 24 horas do dia, as vezes uma única coisa, singela, mas verdadeira e bem feita pode fazer toda a diferença, pode valer mais e significar muito mais do que você ligar ou mandar um SMS a cada 5 minutos pra pessoa falando pra ela não esquecer que você a ama. Eu mesmo, dia desses passei por algo assim, dar vários presentes rendeu um carinhoso e muito bem recebido abraço, enquanto outra pessoa tendo feito “menos” conseguiu mais e eu fiquei chupando o dedo.

Quando vivenciamos algo assim é normal reagirmos pensando que a pessoa não nos merece, que não era pra dar certo, não era pra ser e bla bla bla. Pode até ser, mas é muito mais provável que não tenha dado certo por nós termos tomado alguma atitude precipitada do que qualquer outra coisa. As vezes até ia rolar, a pessoa estava ficando interessada, mas ter dado um passo a mais precipitadamente você a perde pra si mesmo.

Escutei algo esses dias que é perfeito, mas minha cabeça ainda tem certa dificuldade pra assimilar. “O passado. Já passou. O Futuro. A Deus pertence. O presente, foi o presente que você recebeu para ser usado agora, hoje. Então cuide bem e desfrute do seu presente, ele é seu e precisa de você para existir. Portanto meus amores, “muita calma nessa hora”, pare, pense, reflita e caminhe, sem pressa, passo a passo, você vai gostar do que vai encontrar no fim dessa estrada, pode acreditar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário