terça-feira, 3 de julho de 2012

O AMOR PREGA PEÇAS

O último texto que dividi com vocês aqui falei um pouco sobre as contradições e conflitos que o amor causa dentro de nós, de fato eu penso dessa forma, e tenho observado o comportamento das pessoas ao meu redor. 

Cresce cada vez mais o número de pessoas que tentam fugir de si próprios, e na maioria dos casos essa reação de fuga acontece simplesmente porque, baseadas em pré julgamentos, as pessoas não querem se entregar e correr o risco de sofrer.

Mas amar é algo que faz parte do ser humano, grandes acontecimentos, grandes realizações, marcos na humanidade aconteceram por causa do amor a uma pessoa, amor a uma nação, amor a um causa, o "objeto" amado é o que menos importa, mas ele foi o combustível. O que quero dizer é que as pessoas estão tentado se blindar contra o amor. E pra uma pessoa que cresceu desejosa de colher um sorriso novo dia apos dia simplesmente pelo fato de amar, e com o amor se entregar, observar as pessoas fugindo do amor, se escondendo do mais lindo e mais nobre dos sentimentos é frustrante. Compreensível mas frustrante.

Não podemos deixar de mencionar que o amor também foi o motivo de muita tragédia, sobre isso poderíamos discorrer por horas, começando a falar lá por volta dos anos 500 A.C. de onde começamos a ter os primeiros relatos do que conhecemos hoje como Tragédia Grega, e também podemos ir bem mais além, na bíblia encontramos histórias bem mais antigas e trágicas envolvendo o amor. Mas não é esse o ponto.

Certa vez escutei alguém fazendo um comparativo bem interessante, metaforicamente falando ele elucidou muito bem o que acontece a uma pessoa que sofreu por amor.

Pega uma folha de papel, amassa ela, agora tenta esticá-la e deixá-la como estava antes, ela estica, mas não fica mais igual não é? Os "amassados" aparecem, e ficam. 

Esse exemplo nos mostra uma coisa que já sabemos, e justifica muitos dos mecanismos de defesa que as pessoas criam para se blindar ao amor. Um coração quebrado, mesmo que reconstruído, nunca mais volta a ser como antes, ele adquire cicatrizes, fica mais frágil e ao mesmo tempo mais resistente, fica menos vulnerável e mais rígido.

É compreensível, mas pra mim isso é uma daquelas coisas que explica mas não justifica sabem? O fato de termos sofrido por amar alguém não pode servir como escudo contra novos amores. Uma nova pessoa que se interesse por você, que queria te amar, que manifeste o desejo de se entregar a você merece reciprocidade, você merece se deixar amar, você voltar a ter a satisfação de saber que alguém se preocupa contigo, quer seu bem, está pensando em te fazer feliz, e espera reciprocidade de você.

Sabemos o quão prejudiciais são os excessos, em tudo, não só no amor, mas o cuidado com os extremos não pode nos impedir de buscar a realização no amor, e jamais pode nos impedir de amar, nem de permitir ser amado.

Portanto, vai uma dica, não se prive nem se esconda do amor, não fuja do mais nobre e mais regozijante sentimento que existe, pode ser que o final não seja o que você queria, mas se você se entregar de fato pode apostar que cada momento terá valido a pena, independente do final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário