segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Homeopatias cotidianas – O amor na dose certa.


Se existisse uma fórmula secreta ou um remédio que pudéssemos tomar e com isso saber como amar e como nos relacionar com outrem, pode apostar que eu seria o primeiro a dividir tal informação, mas também não quero desanimar nem desmotivar ninguém com tal negativa. Os únicos capazes de realmente nos fazerem aprender a amar são a vida e o tempo.

É engraçado quando paramos para pensar que esses dois elementos (se é que assim podemos chamá-los) nos ensinam de forma completamente diferente, cada pessoa têm sua própria noção de tempo e suas próprias lições de vidas, e mesmo que elas apresentem certa semelhança e tenha uma tendência forte de convergir no mesmo objetivo, elas ainda sim guardam suas particularidades quanto ao seu desenho na vida de cada indivíduo.

Esse é apenas um dos fatos que torna o ser humano único e diferente, poderíamos usar um bom pedaço de texto para falar a respeito as outras individualidades alheias, mas vou deixar isso para outro texto. O objeto desse texto é outro, e vamos a ele.

Essa volta que dei foi pra encontrar uma maneira mais simples de falar sobre determinadas atitudes e posturas que devemos ter e tomar quando nos dispomos a entregar e receber algo de alguém. Seja em uma reação afetiva, familiar, amizade ou qualquer outra que seja semelhante. Eu acho que já perdi as contas de quantas vezes repeti aqui no blog o quão acho os excessos prejudiciais, em todos os sentidos, ainda mais agora que estou tendo a oportunidade de dosar as coisas e, pela primeira vez em 28 anos, estou conseguido.

A tentativa de encontrar o equilíbrio das ações pode nos levar a exaustão, e sim, nos faz pensar por muitas vezes que nós nunca conseguiremos fazer  as coisas da maneira certa, mas posso afirmar que vale e muito a pena os exercícios de paciência e persistência, mas só nos damos conta disso quando começamos a desfrutar da reciprocidade e entrega de alguém de fato especial.

Mas vale a pena atentar ao fato de que não podemos exagerar nem pra mais e nem pra menos, esse é o ponto principal desse assunto. Quando nos entregamos demais assustamos, nos precipitamos e desperdiçamos oportunidades ótimas, com pessoas maravilhosas, por aplicarmos doses enormes de sentimento. Por mais que essas grandes doses sejam carregadas de boas intenções e sentimentos nobres, tal exagero causa desconfortos pelo simples fato de fazer a exceção se tornar uma regra. A surpresa, o elogio e o algo mais têm que ser diferencias, para que toda vez que você fizer eles realmente sejam especiais e tenham sentido, por isso que até a rotina tem sua importância num relacionamento, porque a quebra da mesma é sempre um fato que causa renovações de ânimos, sentimentos e propósitos.

Da mesma forma o inverso também se aplica, entrega e atitudes de menos é extremamente prejudicial e desaconselhado quando se deseja um relacionamento longevo, falta de atitudes, de palavras e de reciprocidade geralmente estão associadas com falta de interesse. E se você se expressa pouco por timidez ou por ser uma pessoa retraída então busque formas diferentes, se não consegue falar então faça, se não consegue fazer, escreva, enfim, existem muitas maneiras de  demonstrar o que sente, e se a pessoa que você ama te conhece, ela saberá identificar sua maneira de expressão e vai sim valorizar e ser recíproca (o).

O que não podemos é cometer excessos, não é à toa que nosso corpo e mente foram concebidos da maneira e formato como são, Deus foi muito especifico no que queria quando no fez com 1 boca, dois ouvidos e 4 membros (pernas e braços). Fale pouco, escute pelo menos o dobro do que fala, e faça muito, faça muito mais do que fala ou escuta. Nossas atitudes é que nos dizem quem somos, e nossas atitudes é que nos proporcionam a chance de tentar, acertar, errar e mais importante do que isso, aprender. Porque fazendo aprendemos e fixamos o aprendizado com muito mais eficiência. Então mãos a obra!

2 comentários:

  1. OLá estou seguindo se puder retribuir!! obrigada
    Geeh Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço Geh, obrigado por acompanhar, e sempre comente quando e o que quiser ... :)

    ResponderExcluir