sexta-feira, 29 de junho de 2012

PORQUE ELA AINDA O AMA MESMO SOFRENDO TANTO?


Essa pergunta tem me deixado muito inquieto nos últimos dias, não só pelo fato de eu ter a convicção de que as pessoas não nascem com vocação para o sofrimento, mas porque é uma estupidez contra si mesmo permitir-se sofrer.

Eu estava lendo a publicação de um blogueiro há poucos dias onde ele respondia a essa pergunta. Por se tratar de um blog que tem uma conotação machista foi perfeitamente compreensivo ler a manifestação “ogra” que foi dada em resposta a essa pergunta, ele não deixa de ter suas razões, mas discorrer com um pouco mais de profundidade sobre isso.

“Ela sofre e mesmo assim o ama e continua correndo atrás e fazendo coisas que normalmente não faria por uma pessoa que não a maltratasse tanto”. Se você não viveu isso na pele, provavelmente já viu alguém bem próximo passar por isso. Tem alguns psicólogos tem uma linha de raciocínio bem fundamenta quanto a isso dizendo que a gente só desenvolve o interesse por alguém quando isso representa de certa forma um desafio. Quando nos deparamos com alguém que nos desestabiliza, passamos muito tempo tentando entender o que essa pessoa tem que consegue nos tirar do eixo.

É muito difícil qualquer conclusão a esse respeito, mas chega uma hora que desistimos de tentar entender, ou de fato entendemos, ai o interesse vai se transformando em algo mais forte, e mesmo sabendo que essa pessoa continua desestabilizando suas bases, você continua correndo atrás e se esforçando ao máximo para ser correspondida.

Quando essa pessoa por quem você se interessa tem comportamentos que transgridem certos padrões como envolvimento com drogas, violência contra outras pessoas, violência contra você que o ama, ou até mesmo o simples fato da pessoa não ser recíproca com você, a chance dessa devoção aumentar é ainda maior, mesmo sabendo que se trata de uma insanidade porque de fato não há a necessidade da pessoa adotar pra si um problema com o qual ela nem saiba lidar. Mas mesmo assim ela o faz, basicamente porque em algum momento de sua vida ela escutou que tudo que é mais perigoso é mais excitante, ou porque ela desenvolve uma necessidade de autoafirmação simplesmente por não admitir que outras coisas para essa pessoa tenham mais relevância em sua vida do que o relacionamento, ou porque ela se sente desafiada, e mexe com seu brio e ela não admite a ideia de se deixar vencer, perdendo o  seu “amor” para algo ou alguém que ela julga ser menos importante ou relevante.

De fato isso tem se tornado um padrão de comportamento, e com isso os homens vem se tornando pessoas cada vês mais frias e tem dado cada vez menos importância aos relacionamentos por observarem mulheres interessantes e muitas vezes não entenderem porque elas se envolvem com pessoas tão estúpidas, frias e problemáticas.

Muitos homens têm contribuído com isso com o simples fato de se tornarem insuportáveis quando decidem assumir que são românticos, aliando romantismo com aquela coisa insuportável, que não desgruda nunca, que não deixa espaço pra pessoa respirar viver sua vida. Muitos homens realmente não entendem que um relacionamento é algo pra ser vivido com duas pessoas onde cada uma tem a sua vida, e elas não vão deixar de vivê-las, elas vão apenas e tão somente compartilhar uma história juntos, momentos junto, e não anular suas vidas para iniciar outra. Quando isso acontece a chance do relacionamento fracassar é eminente, e eu sei bem do que estou falando porque fiz isso muitas vezes.

Mas na contramão disso vêm hoje alguns homens que tem procurado entender isso, se conhecer suficientemente ao ponto de, sendo romântico, não se tornar uma pessoa melosa, grudenta e chata. Posso falar por mim que já alternei momentos “ogros” onde deixei alguns corações partidos,  com momentos onde eu simplesmente deixava de viver a minha vida em função da outra pessoa. Ambas as experiências trouxeram frustrações e muito aprendizado, e por esse simples motivo que eu defendo a bandeira de que tudo que é demais não presta, tudo mesmo.

Amor demais não presta, desprezo demais não presta, solidão demais não presta, liberalismo demais não presta, omissão demais não presta, enfim, tem uma série de coisas que eu podia enumerar pra mostrar que quando cometemos excessos estamos muito mais próximos do fracasso do que da vitória. Se você não tem equilíbrio então busque-o, condicione suas atitudes e comportamentos, leia sobre isso, converse mais com as pessoas, especialmente pessoas mais velhas, com experiência de vida, que já passaram alguns momentos de sua vida em busca disso, elas sempre tem coisas boas a nos ensinar.

E temos que buscar esse equilíbrio porque ninguém se interessa por uma pessoa que demonstra instabilidade emocional. Esse é o motivo pelo qual muitas vezes você viu aquela sua amiga que você tanto amava, se interessando por um traste, e sofrendo nesse relacionamento, mas mesmo assim persistindo, mesmo sabendo que tinha alguém que a ama e que estaria disposta a tratá-la como uma princesa bem próximo a ela, e mesmo assim ela insistiu no relacionamento conturbado. Isso só aconteceu porque essa pessoa problemática por que ela se apaixonou e se envolveu tem um lado, é problemático é viciado, é um ogro, mas ele tem o seu lado bem definido.

Não adianta em nada você ser aquele amiguinho legal, e tudo mais se você não assumir uma postura, tomar um partido, assumir sua opinião. Mulher nenhuma gosta de homem que concorda com tudo, que se anula, que rasteja demais, que se entrega demais. Mulher tem uma certa necessidade de precisar conquistar sempre, de correr atrás, quando é tudo fácil demais ela perde o encanto e passa a ser frigida, insensível e simplesmente te abandona, e muitas vezes sem nem saber o porque, sem nem mesmo conseguir explicar.

Seja sim um homem romântico, você não precisa bater, maltratar, humilhar ou desprezar ninguém pra poder provar sua virilidade, seja uma pessoa interessada, mande flores, chocolates, cante uma musica pra ela, faça uma surpresa, liga de vez em quando, sem horário, sem motivo, só pra dizer que a ama. Não espere datas especiais pra fazer um agrado, pra levá-la a um lugar bacana, procure lugares diferentes, conheça lugares diferentes com ela, viaje, vá a bons restaurantes, a bons bares, aos lugares que vocês gostam de ir. MAS POR FAVOR, NÃO FAÇA DISSO UMA ROTINA, NÃO FAÇA ISSO TODA HORA, NÃO A FAÇA PERDER O ENCANTO POR ESSAS COISAS (e escrevi em letras maiúsculas de propósito). Faça tudo isso, mas continue sendo HOMEM. Cuide de sua vida, conquiste os seus sonhos pessoais, toda mulher procura um porto seguro. Seja esse porto seguro, não seja um babaca melodramático. Se você se admirar, ela com certeza vai te admirar também.

Um ótimo fim de semana a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário