quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Raciocínio irracional


Ontem eu estava conversando a respeito da proporcionalidade de dar e receber amor, carinho e sentimentos reciprocamente com alguém que julgamos especial.

Pois bem, existe uma irracionalidade famigerada que me levou a concluir que hoje em dia pra podermos ser verdadeiramente felizes em um relacionamento a nossa entrega tem que ser inversamente proporcional ao quanto gostamos da pessoa. Como eu falei, sim é um pensamento irracional e com tendências auto-sabotadoras, mas vamos parar pra refletir um pouco a respeito e digam se concordam ou não.

Quando gostamos verdadeiramente de alguém tendemos a baixar nossa guarda, nos entregar sem restrições e ficamos até meio bobos, pensando mil coisas que poderíamos fazer para proporcionar um pouco de sorrisos e alegrias a quem amamos. Isso tudo porque, intrinsecamente queremos é reciprocidade, por mais que falemos que quando amamos não esperamos nada em troca, e isso de fato pode ser verdade, sabemos que lá no fundo queremos que essa pessoa devolva pra você o mesmo sentimento em atitudes que vão nos proporcionar entender que somos amados de igual forma. Não quer dizer que precisemos receber exatamente os mesmos gestos que damos, até porque o ser humano é diferente entre si mesmo semelhante, e por isso cada um age de uma forma, mas sim, esperamos receber a mesma intensidade de sentimento.

E é exatamente nesse contexto que mora o perigo, se não tomamos cuidado em equilibrar as ações e atitudes, acabamos por nos tornar chatos, grudentos, sufocamos a pessoa que amamos e acabamos munindo quem amamos de ressentimentos a nosso respeito, e fazemos nascer no coração daquela pessoa que só queremos o bem, um asco, mesmo que conscientemente ela queira ter amar, o seu subconsciente anseia por um pouco de espaço, e a faz enjoar de você, a não gostar mais tanto assim dos seus mimos e agrados, e acaba tentando se afastar aos poucos.

Outro fato importante é que nenhum relacionamento sobrevive sem um pouco de saudade, sem que a pessoa não fique com aquela vontade de ver o outro, para matar a saudade, dar um abraço apertado, perguntar como as coisas tem ido, novidade sabe, os relacionamentos mais saudáveis que eu já assisti foram relacionamentos que viviam em novidade.

Se quisermos receber amor, carinho e entrega precisamos estimular esse desejo na pessoa, e acredite, nada fortalece mais o calor de uma relação do que o desejo de conquistar, ou reconquistar a pessoa todos os dias. A partir do momento que ela perceber que não precisa mais te reconquistar, chamar sua atenção ou lhe ser recíproca para receber sempre mais, as coisas inevitavelmente vão começar a esfriar e o afastamento vai ser tornar uma questão de tempo. Ainda mais se tratando dos tempos mais atuais onde o divorcio e a separação são de fácil execução, antigamente quando um relacionamento se tornava frigido e insosso o casal permanecia junto muito mais por imposição da família e da sociedade do que por vontade própria, mas atualmente isso acontece de maneira bem menos complicada, por isso devemos cuidar com ainda mais atenção, dedicação e inteligência de quem amamos.

Quando falamos sobre atitudes que tomamos quando não gostamos tanto assim de alguém entra o outro lado irracional do assunto tratado aqui. Em alguns momentos da nossa vida acabamos por dar chances a pessoas de quem não gostamos tanto assim, porque estamos sozinhos, carentes, porque embora não gostemos, achamos a pessoa interessante e pensamos que, quem sabe esse nosso lado que não a acha dispensável acaba nos fazendo gostar, e tentamos. Mas se o amor não nasce, e não começam a surgir sentimentos verdadeiramente especiais, começamos a ter atitudes que, embora pareçam coisas normais, elas se tornam atitudes frias e desprovidas de carinho uma vez que quem as recebe é que está esperando algo mais, e ao invés disso afastar a pessoa, pelo contrário, vai a deixando cada vez mais interessada e mais próxima a você. Um pouco por amor próprio, pela pessoa ser orgulhosa e não admitir não ser interessante, um pouco por birra mesmo, por ela achar que vai conseguir te dobrar e despertar sentimentos em você, ou às vezes por falta de amor próprio, por carência exacerbada, por teimosia... Enfim, isso não importa tanto assim, o que importa é que geralmente quando tentamos nos afastar de alguém, quando não fazemos isso falando com clareza, sendo direto e transparente, causamos o efeito contrario, deixamos o tempo passar, e quando vamos tentar concertar já é tarde demais, somos rotulados como frios, cruéis e insensíveis.

A conclusão que eu tiro desse bla bla bla todo é que, nada me faz acreditar que não vale a pena ser transparente, absolutamente nada me convence de que mentir é um bom caminho a se seguir. E mulheres, uma dica importante pra vocês, homem não sabe ler as entrelinhas, homem tem dificuldades extremas em escutar uma coisa e deduzir outra, geralmente processamos não quando escutamos não, e processamos sim quando escutamos sim, simples assim. Então vai a dica para ambos os sexos, sejam transparentes, sejam verdadeiros, aproveitem o lado bom do amor, colham bons frutos dos seus relacionamentos, plantem boas sementes, sejam simplistas e aprendam a valorizar as coisas simples da vida, as chances de você ter um amor verdadeiro são grandes.

2 comentários:

  1. As vezes a transparência causa um mal estar. E nem todos estão preparados.

    ResponderExcluir
  2. mas mesmo assim prefiro uma verdade dolorida do que uma suave mentira, a transparência e a verdade pode chocar no começo, mas pelo menos ela evita mascaras e falsos rótulos.

    ResponderExcluir