sexta-feira, 31 de agosto de 2012

SEU CORAÇÃO É PURO?


Já iniciei 4 textos aqui falando sobre a pureza do ser humano, que ela se perdeu, que as pessoas têm encontrado motivos dos mais variados para justificar sua malícia, sua inocência perdia e sua falta de boa fé nas pessoas. Nunca consegui terminar esse texto por alguns motivos.

É difícil falar que a grande maioria das pessoas realmente perdeu a pureza que tinha em seu coração (pureza essa que só esteve em sua vida na infância muitas vezes)sem lhe apontar o dedo. Conforme foram crescendo, buscando independência através de estudo, trabalho, carreira, profissão elas foram percebendo a competitividade ao seu redor e com isso entendendo que não podem permitir-se serem deixadas pra trás. E quem vem falando todo dia pra você correr, crescer, amadurecer e se blindar, bem mais forte que sua consciência, é o seu instinto de sobrevivência. E com a inocência perdida o amor verdadeiro fica cada vez mais distante de sua realização.

A grande maioria de pessoas desenvolveu uma arrogância exacerbada, vinculada a um egocentrismo medíocre que as tem feito prestar atenção só em si de maneira desequilibrada, deixando-as cada vez mais individualistas, perdendo sua moral, seu pudor, e muitas vezes o senso de ética e honestidade, no desejo do sucesso a qualquer preço. Fica difícil escrever sobre algo que não necessita de maiores explicações, todos estão vendo.

Ao nosso redor existem pessoas assim, as vezes nós mesmos têmos nos deixado levar por circunstâncias das mais distintas e, intrinsecamente nos permitimos ficar egoístas e malévolos. Mas como pra tudo nessa vida existe solução, mesmo que você tenha chego a esse ponto há possibilidade de você voltar a ter a pureza de alma que tanto vai te fazer bem.

A grande decepção da minha vida durante todo o tempo em que eu lutei contra todas as influências negativas que tive, e que sim, poderiam ter me tornado uma pessoa amarga e sem sentimento nenhum, aconteceu no momento em que eu vi pessoas que aparentemente tinham caráter e índole inquestionáveis e sem grandes explicações mudaram, se fecharam, ensoberbeceram-se de tal forma que os mais nobres e puros sentimentos que tinham foram simplesmente sumindo.  Algumas delas que, por desilusões amorosas simplesmente fecharam seu coração e perderam grandes chances de serem felizes.

Por causa disso eu até pensei que não encontraria mais nos meus caminhos pessoas puras, mas pra minha surpresa, tenho encontrado e alimentado minha alma com essas pessoas que encontrei dentro do teatro, ao contrario de todas as teorias alhures que criam sobre pessoas que fazem e/ou vivem da arte. Pessoas muitas vezes rotuladas por uma sociedade falso moralista, que arrota um senso de ética e daquilo que chamam de “bons costumes” mas, não o fazem com tanta santidade assim, sentem prazer em apontar o dedo para os outros mas morrem de medo de serem julgadas porque reconhecem seu teto de vidro.

Essas pessoas que tive o privilégio de conhecer têm me feito perceber que a amizade imaculada e pura pode sim existir, que amores verdadeiros podem nascer das mais variadas formas, e que a gente não precisa de nada tão extravagante assim para poder sobreviver sendo feliz.

Poder olhar nos olhos de alguém sem que essa pessoa imagine que você está com segundas intenções ou que está querendo algo, e fazê-lo com o simples intuito de dar uma demonstração de carinho, sem malicia, sem conotações impuras, é algo que eu não imaginava mais vivenciar.

Olha a que ponto a sociedade que vivemos nos fez chegar, temos que tomar cuidado ao andar na rua, temos que evitar olhar nos olhos das pessoas que não conhecemos, corremos o risco de sermos agredidos ou xingados quando estamos no transito (como motorista ou como pedestre),  não podemos mais andar tranquilamente em lugar nenhum. E até mesmo com algumas das pessoas que conhecemos não podemos deixar de tomar certos cuidados para não sermos rotulados de desequilibrados, exagerados, loucos ou qualquer outra coisa do gênero.

Com isso temos visto o amor também se perder, essas mesmas pessoas que por imposições autocratas se tornaram arredias, simplesmente deixaram de amar, deixaram de se entregar ao mais nobre dos sentimentos com medo de terem suas almas feridas por alguém travestido de santo, mas que a cada dia de convivência vai se mostrando seca, desprovida de sentimentos e altamente egoísta.

Não quer dizer com tudo isso que devemos deixar de ser cuidadosos, até mesmo porque existem muitas pessoas com más intenções que sim, podem se aproximar de nós por interesses fúteis e sem sentido e acabar nos machucando se não nos blindarmos. Por outro lado, eu tenho sido uma prova viva que existem pessoas que valem a pena, tem uma pessoa em especial que me falou isso pela primeira vez há mais de um mês e tenho certeza que lendo isso aqui ela vai lembrar, e eu digo o mesmo, VOCÊ VALE A PENA DIVA!

Existem pessoas por quem vale a pena você se entregar, existem pessoas que merecem o que você tem de melhor a oferecer, não seja cético, não seja incrédulo, por mais que você já tenha machucado seu coração uma ou algumas vezes, você ainda vai encontrar uma pessoa que, só em olhar em seus olhos, seu coração vai sorrir, sua alma se regozijar e seu semblante mudar, seja um amor, seja um amigo, seja quem for, se permita conhecer essas pessoas, se permita viver o que torna o ser humano tão especial e encantador, se permita viver plenamente sua vida, não deixe de experimentar, não deixe de arriscar, não deixe de acreditar, problema ou dificuldade nenhuma merece mais relevância na sua vida do que o seu desejo de ser feliz.

3 comentários:

  1. Lindo isso Rapha eu vivo dizendo isso pra um certo amigo nosso!
    Então Vivamos!
    Porque a vida é curta demais e o amanhã pode não existir!
    La vie Rose.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe, verdade!!! Mas é exatamente isso que devemos fazer, viver, apenas viver intensamente nossa vida e nossos sentimentos.

    ResponderExcluir
  3. Tenso, bem tenso. Mas, é a realidade. A vida acaba nos deixando blindado e muitas vezes com medo de acreditar no outro. Por outro lado, temos a necessidade de crer no ser humano, de crer muitas vezes em alguma coisa, ou pessoa que afirme que nossas escolhas podem e devem ser diferentes. Tenho pensado muito nisso, e decido não desistir das pessoas, não desistir do amor, não desistir de amar, até porque a dor, ressentimento, mágoa, um dia passa! E ainda bem que passa! E fico feliz em encontrar pessoas que fazem meu coração sorrir, e que dão um colorido especial em nossas vidas. Pessoas de perto, pessoas de longe, pessoas.

    ResponderExcluir